O que é percepção?

Percepção é o mecanismo da mente que confirma o universo dual. 

Quando a mente se percebe "separada" de Deus, faz nascer todo um universo de sensações e pontos de vista. Assim, surgem cores, formas, sons, sabores, aromas, texturas, além das interpretações de positivo e negativo. 

Esse imenso universo, que não passa de uma ilusão da mente, parece bastante real. Ele sedimenta a noção de individualidade: vamos agir para evitar estímulos negativos e favorecer estímulos positivos, sempre considerando os pontos de vista de nosso próprio ego. 

Em princípio, a percepção poderia servir como uma espécie de armadilha, que nos manteria para sempre presos às ilusões. No entanto, o Curso nos mostra como podemos entregar nossa percepção ao Espírito Santo. Ele é o Guia que nos ensina a ressignificá-la com propósito santo.

O campo da percepção sempre se voltará para experiências passageiras, portanto ilusórias. Contudo, elas podem seguir o sistema de pensamento do ego, que fomentará o sentimento de ódio e medo ou seguir o sistema de pensamento do Espírito Santo, que refletirá comunhão e amor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário